Ação com 100 policiais cumpre mandados no RN e MT contra facção com atuação dentro e fora dos presídios. FICCO mira tráfico e organização criminosa.
Uma operação deflagrada nesta quinta-feira (30) mira uma organização criminosa que age dentro e fora dos presídios do Rio Grande do Norte. A ação, batizada de Operação FICCO/MOS, mobilizou cerca de 100 policiais em seis cidades de dois estados brasileiros: Rio Grande do Norte e Mato Grosso.
Foram cumpridos 19 mandados judiciais, sendo cinco de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, com foco em suspeitos ligados ao tráfico de drogas e à articulação de crimes a partir do sistema penitenciário.
As ordens judiciais foram executadas nas cidades de Mossoró, Natal, Parnamirim, Caicó e Messias Targino, no RN, além de Pontal do Araguaia, no estado do Mato Grosso.
Alvo: facção com braços fora dos presídios
De acordo com as investigações, o grupo criminoso vinha sendo monitorado por manter uma estrutura que extrapola os muros das cadeias, com ramificações interestaduais e envolvimento direto com o tráfico e outros crimes correlatos.
A operação é mais um desdobramento das investigações conduzidas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mossoró (FICCO/MOS), que reúne forças das seguintes instituições:
Polícia Federal
Secretaria Nacional de Políticas Penais
Polícia Civil
Polícia Militar
Polícia Penal
Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP)
A força-tarefa vem atuando de forma conjunta para desmontar estruturas criminosas enraizadas dentro das unidades prisionais do estado, responsáveis por ordenar ações externas — como tráfico de entorpecentes, homicídios e lavagem de dinheiro.
A operação segue em andamento, e os nomes dos presos ainda não foram divulgados.
/
